4 passos para criar um hábito em 21 dias

Criar um hábito é sempre desafiador, principalmente quando precisamos que ele aconteça o mais breve possível. Seja no trabalho, seja na sua rotina em casa é sempre uma luta contra você mesmo. 

Maxwell Maltz, um médico da década de 60, criou a Teoria dos 21 dias após observar seus pacientes 21 dias após a cirurgia e registrou no livro Psico-cibernética que esse é o tempo que o cérebro precisa para se adaptar a uma mudança. Lá vai o primeiro ponto de atenção: antes de construir um hábito veja como é a sua rotina. Não adianta querer ter um hábito novo de acordar às 5h da manhã, super disposto, se você vai dormir às 01h da manhã e precisa dormir pelo menos 8h para não acordar cansado e com dor de cabeça. 
Agora sim, vamos para os 4 passos para criar um hábito dentro de 21 dias:

Crie hábitos claros e diretos

Excesso de informações podem gerar desinteresse, perda de foco e ansiedade. Dessa forma, crie hábitos claros e diretos, não adianta escrever uma página enorme sobre o seu novo hábito, seja direto. 
Mas atenção! Não adianta decidir que vai acordar cedo todos os dias se não ser claro em relação à hora, né? Escreva: Acordar todos os dias às 7h da manhã.
Assim, o seu cérebro vai entender o horário ideal para acordar e se reprogramar durante esses 21 dias. 

Tenha disciplina e persistência!

O nosso cérebro precisa de 21 dias para ser reprogramado, mas o que ninguém, ou quase ninguém, te conta é que durante esses 21 dias o seu cérebro e o seu corpo vão se cansar. Então, a nossa dica é: tenha disciplina e persistência. 

  • Tome consciência da importância desse seu novo hábito na sua vida, seja ele, acordar cedo, ler mais, estudar todo dia algo sobre as suas atividades desempenhadas no trabalho ou até mesmo, ligar para seus familiares. 

Quando entramos em ação no primeiro momento, agimos com ímpeto, mas a nossa força de vontade é um recurso limitado, segundo o professor Ian Aires – Universidade de Yale, e é aí onde entra a tão temida e esperada disciplina para continuar o projeto até que ele vire um hábito. 

  • Crie um ambiente que favoreça a disciplina. Não adianta de nada se você quer passar menos tempo na internet e passar a ler um bom livro por pelo menos 40 minutos por dia se você se senta para ler ao lado do seu computador. Ou então, se você pretende fazer determinada atividade recorrente do trabalho se a sua caixa de e-mail está aberta e você recebe mensagens a cada 2 minutos. 

Tenha anotado o seu novo hábito

É sempre bom termos onde visitar o seu novo hábito, motivo e avanço. Sendo assim, anote-o em algum lugar de fácil acesso, seja no computador, na agenda, no Trello, no planner, o que for melhor para você. 
Uma sugestão é anotar algo parecido com essa folha de criação de um novo hábito que desenvolvemos aqui no Labor:

Crie um hábito por vez

O nosso cérebro tem uma capacidade limitada de processamento. Não conseguimos desempenhar de maneira satisfatória um número elevado de tarefas, talvez sejamos capazes de fazer duas coisas só ao mesmo tempo, como explica Lucas Alvares, orientador do programa de pós-graduação em Neurociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Então, reprogramar o seu cérebro para um hábito, já nos parece um pouco mais complicado, imagina para 2 ou 3 ao mesmo tempo?! Dê tempo para que você se acostume com a novidade de ter uma nova rotina. Uma dica pode ser começar pelos hábitos que você considera mais simples, como por exemplo: arrumar a cama, ou beber mais água por dia. 
Depois, você pode “aumentar o nível”. Passar a se exercitar todos os dias pela manhã, após arrumar sua cama, começar a trabalhar infalivelmente às 9h e por aí vai! 

Um plus

Não se preocupe se você não conseguir de primeira! Reprogramar o cérebro não é uma coisa fácil! Então, tá tudo bem você não conseguir de primeira, repense certinho o seu novo hábito, se realmente faz sentido para você e se está adaptado para o seu dia-a-dia. Não se esqueça do primeiro ponto de atenção que citamos aqui! 

E aí, qual vai ser o seu primeiro novo hábito?

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