fbpx

5 passos para ter um dia infalível!

Acordar de manhã cedo, escovar os dentes, tomar um café da manhã reforçado podem ser passos para ter um dia infalível. Mas o que nós vamos falar hoje é sobre ter um dia infalivelmente produtivo. Gostou né?

Antes mesmo, vamos entender o porquê da busca pela produtividade: Ser produtivo vai muito além de trabalhar duro, tem mais a ver com trabalhar o suficiente para apresentar bons resultados. 

Além de te dar mais oportunidades (quem não quer um colaborador produtivo, né?), se você passa a ser mais eficiente com as suas entregas, vai ter mais tempo para investir em outras atividades, tarefas ou apenas para relaxar e curtir um momento com a família.

O objetivo da produtividade é oferecer ferramentas que auxiliem na sua melhor performance ao longo dos dias. 

E tá tudo bem se você não for 100% produtivo em algum dia, é super normal e de toda forma, você pode gerar impacto e tentar manter a consistência após dias difíceis.

Inclusive, se preferir, você pode assistir as dicas no youtube:

Então vamos às dicas básicas para um dia infalível:

1. Autoconhecimento!

Isso porque será só após conhecer os próprios hábitos, costumes e como o seu organismo funciona é que podemos pensar em como organizar melhor o seu dia. 

Não adianta você tentar ser produtivo de manhã se você é uma pessoa 100% vespertina ou noturna. Se esforçar para ser produtivo em outros horários que o seu corpo não reconhece como o “melhor” poderá causar estresse, nervosismo e até mesmo frustração. 

Então foca no seu autoconhecimento antes de mais nada!

2. Saiba dizer não!

Pode parecer complicado em um ambiente de trabalho que não tenha uma gestão horizontal, mas após se autoconhecer, será preciso negociar atividades que entrarem como “extra”, ajustar entregas e prazos. Tudo isso está muito ligado com as expectativas alinhadas que a gente precisa ter!

Então o nosso segundo passo inclui você definir prioridades da semana e então anotar as tarefas extras que forem surgindo e se elas forem urgentes, você precisa dizer quais conseguirá fazer e se isso implicará nas prioridades que havia estabelecido previamente. 

Falando parece fácil, né? Mas sabemos que é um processo que para acontecer, precisa começar a ser feito.

3. Não viva pensando na próxima tarefa (foco!)

Muitas vezes a gente perde produtividade e até mesmo a linha de raciocínio pois em um ambiente de trabalho, principalmente quando temos muitas coisas para fazer, costumamos ficar pensando em todos os próximos passos e atividades que estão por vir. 

Esse pode ser um erro crucial! Até porque o nosso cérebro precisa ter foco para conseguir extrair o melhor da nossa concentração e produtividade. Então, não adianta ficar sempre pensando na próxima tarefa, viu?

4. Diversificar as atividades é um aliado da produtividade

Ter foco é importante, mas e quando o nosso cérebro se cansa daquela atividade e simplesmente você não consegue mais sair de uma tarefa que demoraria poucas horas para ser concluída, talvez seja a melhor hora para você mudar para uma outra que consuma um pouco menos da sua atividade cerebral, às vezes vale até dar uma andada pela casa ou pela rua. 

Mas não se preocupe, ninguém é 100% produtivo durante 8h de trabalho. A verdade é que não dá pra ser produtivo o tempo todo, o corpo de ninguém permite isso. Por isso essas pequenas pausas ou alteração de atividade são tão importantes para termos um dia infalível.

5. Utilizar ferramentas como aliados!

Não, não será a ferramenta que vai fazer com que você seja produtivo. O que vai acontecer é que ela irá te ajudar a se organizar melhor e entender quais as tarefas do dia, semana ou quinzena e até mesmo saber onde está investindo a maior parte do seu tempo. 

Por aqui, nós utilizamos a duplinha Trello + Labor! O trello para organizar as nossas atividades que devemos entregar na quinzena e o Labor para conseguirmos descobrir onde estamos investindo mais tempo e até mesmo para termos um histórico bem definido do tempo de cada projeto, atividade ou etapa. Legal né?

Além disso, o Labor também ajuda na questão da lucratividade. Acreditamos muito que tempo é dinheiro. Se estamos investindo mais tempo que o previsto em uma determinada atividade ou projeto é porque existe algo de errado aí e precisamos ter uma atenção maior! 

E aí, curtiu os passos para um dia infalível? 

Receba novidades sobre produtividade de times.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.