Na sua empresa, vocês possuem a cultura de resultados?
No que você está se embasando para tomar decisões estratégicas para os próximos meses para a empresa? Intuição, opiniões ou em dados?
Primeiros passos:
Embora seja um processo complexo, é perfeitamente possível construir uma cultura com foco em resultados na sua empresa. Aqui estão alguns passos:
1- Tenha objetivos claros
Com metas claras, a equipe vai trabalhar com muito mais foco e determinação. Pode funcionar como motivação, pois todos ficam empenhados para que o resultado seja alcançado.
2- Comemore as conquistas
Com metas e objetivos claros, todos vão trabalhar para que sejam alcançados, então, nada mais justo do que celebrar as conquistas alcançadas. Além disso, quando essas celebrações se tornam uma “rotina”, a equipe fica motivada a trabalhar em conjunto.
3- Acompanhe os indicadores
Suas metas são mensais? Semanais? Anuais? Não importa! Crie um meio de acompanhar regularmente onde estão e até onde querem chegar. Dessa forma, você e sua equipe vão saber exatamente onde querem chegar e comparar resultados com meses anteriores. Esse passo é importante, pois ele será a base da construção da análise futura.
4- Compartilhe os resultados com a equipe
Para fortalecer a cultura de resultados, é necessário que a empresa visualize que o esforço de seu trabalho valeu à pena. Nesse momento, tenha um momento com toda (sim, toda!) a equipe. Capriche na sua apresentação, deixando-a visual, para que todas as pessoas possam ver o progresso.
5- Decida os próximos passos
Os resultados estão sendo alcançados e, às vezes, até ultrapassados? Talvez esteja na hora de elevar o nível dos objetivos. O mesmo acontece com metas inalcançáveis, lembre-se que: metas inalcançáveis podem causar frustrações em vez de motivação.
Esteja sempre atento ao processo da equipe e, a partir disso, decida novas rotas. Afinal, estamos em uma Era de inconstância e as coisas mudam o tempo todo. A sua empresa não está fora disso!
O papel do gestor no processo
O gestor tem papel fundamental na definição das estratégias para alcançar resultados, assim como na gestão dos processos, juntamente com a equipe. Mas isso é mais complexo do que parece!
Afinal, cabe à ele estar atento e comprometido com a mensuração de dados e a forma com que as pessoas lidam com metas. É um processo que exige atenção e pensamento estratégico.
Sem mensurar resultados, o que estou controlando?
É comum que algumas pessoas ainda tenham dúvidas na hora de pensar sobre o que é essa cultura e como implementá-la na prática e é nesse momento que aparece uma palavra extremamente valiosa: mensuração.
Muito provavelmente você está vivendo e gerindo a sua empresa com base nas suas intuições, experiências e opiniões. Para evitar que algumas escolhas venham com surpresas, todas as opções acima devem ser levadas em conta, mas principalmente os dados. Então, o caminho que sugerimos é a cultura de resultados.
Dessa forma, você e a sua equipe vão poder gerenciar, analisar e tomar decisões com base no que já foi produzido/conquistado.
Ao implementar uma Cultura de Resultados em sua empresa, você dá o primeiro passo para fazer a gestão mais completa em todas as pontas do seu negócio: da operação (melhorando a produtividade geral das áreas), dos resultados (mapeando custos e entendendo melhor as métricas a serem olhadas) e da estratégia (desenvolvendo projetos que realmente coloquem a estratégia na prática).
O que usar para mensurar resultados?
Sem mensurar o tempo, você não controla os prazos e custos. Sem controlar os prazos, você perde resultados. Sem controlar os custos, você perde a noção da sua lucratividade real.
Pensando nisso, nós criamos o Labor, controlador de horas. Com ele, é possível verificar a relação entre o que foi cobrado do projeto x tempo investido pela equipe.
E aí, na sua empresa existe a Cultura de Resultados? Conta pra gente!