A importância da produtividade


A gente fala muito aqui sobre dicas de como ser produtivo, ou como aumentar a sua produtividade e até mesmo boas práticas para ser produtivo dentro do Home Office. Mas a pergunta que não quer calar é: Porque ser produtivo? Qual a real importância de ser produtivo? 

Para o colaborador

Muitas pessoas pensam que os benefícios de ser produtivo é apenas da empresa ou empregador, mas a verdade é que apresentar bons resultados e ser produtivo é fundamental para que o profissional construa uma boa carreira, e principalmente para que seja valorizado no ambiente de trabalho. O colaborador que não consegue se planejar e estabelecer metas para organizar seu trabalho, dificilmente será reconhecido, uma vez que a empresa necessita deste retorno positivo para o seu desenvolvimento.

Mas lembre-se: ser produtivo não é sinônimo de fazer várias coisas ao mesmo tempo, mas sim fazer com qualidade. Existem alguns colaboradores que são reconhecidos pela sua produtividade, possuem a habilidade de priorizar as tarefas, conseguem finalizar atividades dentro do prazo e geram excelentes resultados. Mas existem aqueles que estão na corrida para se tornar um profissional produtivo, para eles, já demos dicas de como se tornar cada vez mais produtivo.

Para a empresa

Produtividade tem várias definições, mas a que a gente mais gosta e utilizamos como cerne da nossa plataforma é a de que produtividade é a “relação entre a quantidade ou valor produzido e a quantidade ou o valor dos insumos aplicados à produção”, isso para a economia. 

Dessa forma, ter uma equipe produtiva é alcançar o ponto de maior excelência em produção com uma quantidade ou o valor de insumos menor que o disponível. Ou seja, gastar menos da empresa e entregar mais. 

A produtividade é se esforçar em busca de um resultado favorável, às vezes isso pode nem trazer retorno financeiro como investir o esforço para aprender algum hobbie ou realizar alguma viagem.

Lembre-se

Ser uma pessoa produtiva não é ser uma pessoa ocupada com mais projetos do que dedos nas mãos, mas sim ter o número certo para investir o seu #HardWork certeiro tendo algum retorno positivo. 

Alguém pode ser produtivo entregando dois textos bem escritos ao invés de sete medianos, por exemplo. Atenção: O excesso de afazeres pode prejudicar a qualidade com a qual são feitos. 

E para você, como e para quê serve a produtividade? Conte aqui nos comentários.


Leave a Reply

Your email address will not be published.