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Descubra agora como calcular o custo de um projeto

Para uma empresa que pretende se manter lucrativa e crescer no mercado, saber como calcular o custo de um projeto é indispensável. Afinal, sem esse conhecimento o controle de gastos não será realizado da forma correta, o que abre espaço para uma série de prejuízos e problemas financeiros no futuro.

Levando isso em consideração, decidi desenvolver este conteúdo com orientações mais completas sobre o controle de orçamento na execução de estratégias empresariais. Ficou interessado? Então, continue lendo para entender como calcular os custos de um projeto!

As etapas do projeto

Antes de qualquer coisa, o responsável pela execução do projeto precisa conhecer cada uma das suas etapas. Esse cuidado é necessário porque diferentes processos tendem a enfrentar diferentes níveis de dificuldade, de modo que nem todos os estágios da estratégia terão gastos parecidos.

Além disso, a divisão do projeto em etapas permite que a equipe de gestão monitore o seu desenvolvimento com maior facilidade.

A duração

Assim que o projeto é dividido em etapas, o passo seguinte é mensurar o tempo necessário para que cada um dos seus estágios seja desempenhado. Para isso, a equipe de gestão precisa levar em consideração informações como:

  • o tempo médio de que os colaboradores vão precisar para desempenhar sua função;
  • a quantidade de horas disponíveis para trabalhar no projeto;
  • o tempo que será gasto em deslocamento ou entrega de componentes necessários;
  • possíveis atrasos.

A forma como uma empresa administra o seu tempo reflete diretamente em sua produtividade. Justamente por isso, esse recurso deve ser utilizado do modo mais eficiente possível.

Os custos do projeto

Uma vez que o projeto foi dividido em etapas e o responsável por ele já tem uma ideia clara do tempo que será necessário para que cada etapa seja realizada, já se pode começar a considerar os custos de forma mais completa.

Em primeiro lugar, podemos considerar os gastos com insumos e componentes fundamentais para a realização do projeto — sejam eles materiais de construção, equipamentos de escritório, ou mesmo ativos digitais, como aplicativos e softwares.

Outro custo que precisa ser devidamente computado diz respeito às horas gastas para que o projeto seja realizado. Afinal, a empresa está pagando pela mão de obra dos seus colaboradores. Além disso, se for usado de modo equivocado, o tempo deles se torna menos produtivo, o que também representa um prejuízo.

Além desses custos, existem ainda gastos externos que, muitas vezes, se fazem necessários. Um bom exemplo disso é a contratação de um especialista, como um engenheiro ou um consultor.

Custos adicionais

Por mais eficiente que seja a gestão de um projeto, imprevistos sempre podem acontecer, o que é capaz de contribuir para a elevação dos gastos. Com isso em mente, é interessante reservar um valor (entre 10% e 30% do valor total do projeto) para custos adicionais que tendem a ocorrer durante a sua implementação.

Enfim, se você pretende aprender como calcular o custo de um projeto, é muito importante seguir os procedimentos citados até aqui.

Vale ressaltar que, embora pareçam ser simples, processos como esses lidam com uma série de números e informações que precisam ser administrados de modo cuidadoso. Neste contexto, o uso de ferramentas de gestão como plataformas SaaS é muito recomendado.

Gostou da leitura? Agora que você sabe como calcular o custo de um projeto, fica fácil entender porque a gestão de horas é um dos fatores mais importantes, não é mesmo? Então, que tal contar com uma solução eficiente para administrá-las? Confira o sistema Labor por 30 dias gratuitos, a melhor ferramenta disponível no mercado para esse tipo de controle!

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