auto-organização no trabalho

Como ser auto-organizado no trabalho?

Em tempos de trabalho remoto se manter produtivo e com as demandas em dias é cada vez mais difícil. A verdade, é que nós somos estimulados pela convivência com outras pessoas e muitas vezes não estamos acostumados a trabalhar de casa por um grande período de tempo (a não ser os profissionais que já possuem em sua rotina o trabalho remoto). 

Mas e para quem não tem esse costume? Como está sendo a auto-organização? 

Para muitos, organizar as demandas no escritório parece difícil, mas repetir o mesmo exercício no trabalho remoto pode se tornar 10 vezes mais complexo, isso porque não estamos com a equipe reunida presencialmente e nem nos sentimos “pressionados” durante o horário de trabalho. 

Para auxiliar, separamos alguns passos que podem ser importantes no seu processo de auto-organização:

Escolha um lugar para trabalhar

Escolher um lugar que você goste de trabalhar é essencial! Tem gente que prefere trabalhar olhando para uma bonita paisagem, tem gente que prefere olhar para uma parede ou recados de postits. O importante é se manter em um lugar confortável para você e a sua rotina de trabalho. 

Também é importante conseguir um ambiente em que seja possível trocar o foco da visão, isso porque a tela do computador pode causar a Síndrome da Visão do Computador. Para evitar a fadiga ocular, descanse os seus olhos durante 15 minutos a intervalos de duas horas ou a cada 50 minutos, um período de 5 minutos de descanso. Piscar mantém os seus olhos úmidos e reduz as hipóteses de olhos secos. 

Evite distrações

Já comentamos aqui sobre isso e é fato: dentro de casa temos um zilhão de motivos para se desconcentrar! Seja a TV, a geladeira, o sofá, a cama ou até mesmo a internet. Tentar manter o foco é uma parte complexa e que precisa ser trabalhada com afinco no início da adaptação do trabalho remoto. 

Mas lembre-se: respeite o seu tempo de concentração! Já citamos aqui sobre o ócio também fazer parte da sua produtividade, então não fique 100% louco em ser produtivo todos os minutos dentro da sua rotina de trabalho. 

Mexa-se e organize!

Manter a organização da sua mesa é importante e já falamos disso aqui também! Outro ponto de atenção é que por ser um lugar mais confortável podemos passar mais tempo sentados do que em um dia no escritório, então a dica é: movimente-se a cada 1h para manter o corpo ativo e alongado.

Certo, falamos do ambiente de trabalho ideal para que você dê início ao Home Office, mas e como organizar o seu dia de trabalho?

Aí é que está o “grande pulo do gato”! Se organizar no trabalho remoto é uma atividade diária e um aprendizado constante, nem sempre o seu ritmo de trabalho no escritório será o mesmo que em casa. Pensando nisso, é interessante anotar suas atividades do dia, organizar em um board como o Trello, ou até mesmo listá-las em uma agenda. O mais importante do trabalho remoto é não perder de vista as suas demandas. 

Um outro ponto que utilizamos bastante é o nosso gerenciador de horas, com ele é possível dar play e pause nas atividades do dia e observar em qual demanda dedicamos mais tempo presos, seja por improdutividade ou esforço maior mesmo. 

Agora se a sua questão é que mesmo se esforçando, percebe que passa mais tempo nas redes sociais ou desfocado do que o normal, separamos alguns plugins do Chrome que podem te ajudar:

Break Timer

O plugin Break Timer funciona no Chrome para lembrar o usuário de tirar períodos de descanso para evitar dor e vermelhidão dos olhos. A extensão permite configurar a duração dos intervalos, a quantidade diária deles, o tipo de notificação e se o usuário tem autorização para “ignorar” o aviso de descanso ou ser “obrigado” a descansar.

AutoControle

Tem como função limitar o tempo que o usuário gasta acessando sites “improdutivos”, como redes sociais por exemplo. É possível elaborar sua própria lista de endereços proibidos e delimitar o tempo de acesso para cada um deles. Disponível em português de graça, AutoControle avisa quando se extrapola o tempo limite e impede o usuário de acessar o site. Ainda pode-se controlar e administrar o tempo de acesso dos sites por meio de um relatório fornecido pela própria extensão.

Labor

Para quem utiliza o Trello, o nosso plugin do Labor é uma ótima pedida! Dê o play e o pause diretamente do seu navegador, você não precisa mais entrar no Labor para registrar as suas horas, ou editar uma tarefa em andamento. Utilizando pelo plugin, ao entrar no Labor, suas horas estarão devidamente registradas! 

E aí, o que achou das dicas para auto-organização?

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