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Como fazer o gerenciamento de equipes home office?

O uso de trabalho remoto nas empresas é uma realidade cada vez mais recorrente no Brasil. De acordo com uma pesquisa realizada em 2017 pela TD (Transformação Digital) com 740 profissionais de todas as regiões do país, 42% utilizam trabalho remoto em suas empresas, sendo que 6,6% usam apenas esse tipo de trabalho. Apenas por esses dados é fácil perceber a importância do gerenciamento de home office para sua gestão.

Apesar das vantagens óbvias em optar por um sistema de home office, como o aumento da autonomia dos profissionais para desempenharem suas funções e a economia com transporte para a empresa e os colaboradores, ainda existem muitas dúvidas sobre como realizar a gestão com trabalhadores remotos.

Pensando nisso, a gente separou algumas dicas imprescindíveis para que você consiga executar adequadamente o gerenciamento de home office em sua empresa. Vamos às dicas!

Desenvolva metas

Muitas pessoas que trabalham como líderes ou gestores sabem como é fácil se perder no andamento de um projeto sem metas. Não importa o tamanho da equipe ou a complexidade do desafio enfrentado: na hora de se planejar é fundamental definir metas claras e realistas.

Portanto, para que a gestão de home office flua sem grandes empecilhos, é essencial que sejam definidas as metas de acordo com os objetivos do projeto. Entretanto, as fases de conclusão e seu cronograma devem ser coerentes com a produtividade de cada equipe ou profissional, respeitando o horário de sua jornada de trabalho.

Utilize métricas

Nenhuma decisão gerencial ou estratégica deve ser tomada baseando-se em palpites ou “achismos”, por isso, é de suma importância o uso de informações claras e precisas. Para isso, são utilizadas as métricas e os indicadores-chave, que são métricas alinhadas a um objetivo e que trazem um diagnóstico com propósito.

Assim, o uso de métricas que sejam relevantes ao objetivo proposto deve sempre orientar o planejamento e a tomada de decisões sobre o gerenciamento home office.

Estabeleça a comunicação

Se mesmo em um escritório, com vários profissionais se comunicando pessoalmente, já há alguns problemas de comunicação e mal-entendidos, imagine, então, em um sistema apenas de home office.

Logo, é extremamente importante que o gerenciamento de home office tenha um canal claro de comunicação estabelecido e que funcione na prática. Pode parecer até ingênuo afirmar que um canal de comunicação deve funcionar de fato, mas ainda é comum empresas adotarem sistemas ou softwares confusos e pouco intuitivos, o que resulta no descaso e no desuso por parte dos funcionários.

Adote uma plataforma de produtividade

Seja para falar de métricas ou de metas, a gente tocou no assunto da produtividade. A grande questão aqui é: como medir a produtividade de maneira apropriada para fundamentar as principais decisões do gerenciamento home office? Felizmente, já existem plataformas como o Labor, na qual é possível realizar o controle das horas mensais dos funcionários, de forma rápida e com interface clean.

Como vimos neste artigo, o trabalho remoto oferece diversas soluções e vantagens modernas, mas o gerenciamento de home office deve ser feito com atenção, conhecimento e recursos. Para saber mais sobre a plataforma do Labor, é só entrar em nosso site!

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