O ócio pode ser produtivo?


Muita gente acha que ser produtivo é sinônimo de trabalhar as 8 horas seguidas com uma pausa apenas para comer e voltar com foco total, né? Mas você sabia que o ócio e as pausas entre uma atividade e outra podem te ajudar na produtividade?

Bom, primeiramente, o que é ócio? Nada mais é do que o espaço de tempo em que se descansa.

Como pode funcionar?

Em algumas empresas ainda é possível ver as pessoas olhando com maus olhos quem dá uma pausa no trabalho, passa alguns minutos fora do escritório ou algo do tipo. A verdade é que o período de descanso pode te ajudar sim na produtividade. Mas fique atento: fazer uma pausa não inclui dar aquela rolada no feed do instagram ou entrar no facebook para conferir as atualizações dos seus amigos a cada 5 minutos. 

O que os especialistas dizem?

De acordo com Carla Tieppo, neurocientista, o ideal é fatiar o tempo de trabalho. Isso porque o nosso cérebro consegue se concentrar por no máximo 60 minutos, depois desse período, a nossa atenção simplesmente se esvai. 

A sugestão é trabalhar sem interrupções durante esse bloco de tempo e então fazer um intervalo de 5 a 10 minutos para checar mensagens no celular, entrar nas redes sociais ou até mesmo se alongar um pouco. 

O fato é que a pausa auxilia a descansar as áreas ativas no nosso cérebro, após esse período breve de descanso, você estará pronto para outra fatia do trabalho. 

Como colocar em prática?

Você não precisa seguir à risca esse períodos que mencionamos ali em cima, já que são baseadas em uma média. O ideal é você ajustar os seus blocos de trabalho de acordo com o período em que se sente mais produtivo ou focado. 

Você pode tirar o seu tempo para fazer uma caminhada leve ou lanchar e até mesmo, quem sabe, tirar um cochilo. O ideal é você se adaptar da forma que vai fazer você se sentir melhor! 

E um plus: antes de começar a trabalhar em blocos de tempo, organize a sua estação de trabalho! Segundo a Carla Tieppo, uma mesa desorganizada é um caos para o cérebro. Isso porque o sistema nervoso tende a se espelhar no ambiente externo. “Se não há lógica do lado de fora, fica difícil se organizar internamente”, afirma.

“Mas sou mais criativo em meio à bagunça” e isso realmente pode ajudar na criatividade e inovação, mas se o seu objetivo é terminar uma tarefa em que está preso, o melhor é manter tudo organizadinho. Um outro ponto para colocar em prática: fique atento à ergonomia da sua estação de trabalho. A má postura ou desconforto faz com que o seu cérebro se concentre nas dores e incômodos do que na atividade que precisa ser finalizada.

Ferramentas que podem te ajudar

Sempre listamos algumas ferramentas que podem te auxiliar quando o assunto é a produtividade e dessa vez não seria diferente. 

Além do famoso pomodoro, existe uma extensão do Google Chrome chamada Break Timer, com ela, você pode configurar o período em que vai se concentrar e o período de descanso. Você também pode aumentar, diminuir o tempo ou pular o período de descanso (recomendamos não fazer esse último, só se estiver realmente desfrutando de uma concentração e um foco inimagináveis). 

Para começar o seu dia-a-dia e verificar o que está demandando mais tempo para você ou menos, indicamos utilizar a nossa plataforma de gerenciamento de horas, com ele, você pode ter um panorama geral de quanto tempo investiu em uma determinada atividade ou projeto e pode te auxiliar a organizar melhor os seus blocos/fatias de trabalho. 

E aí, existe alguma outra ferramenta ou método que te auxilia? Conta pra gente!


Leave a Reply

Your email address will not be published.