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Só se gerencia o que se mede – Cultura de Resultados

Na sua empresa, vocês possuem a cultura de resultados? 

No que você está se embasando para tomar decisões estratégicas para os próximos meses para a empresa? Intuição, opiniões ou em dados? 

Primeiros passos:

Embora seja um processo complexo, é perfeitamente possível construir uma cultura com foco em resultados na sua empresa. Aqui estão alguns passos: 

1- Tenha objetivos claros

Com metas claras, a equipe vai trabalhar com muito mais foco e determinação. Pode funcionar como motivação, pois todos ficam empenhados para que o resultado seja alcançado.

2- Comemore as conquistas

Com metas e objetivos claros, todos vão trabalhar para que sejam alcançados, então, nada mais justo do que celebrar as conquistas alcançadas. Além disso, quando essas celebrações se tornam uma “rotina”, a equipe fica motivada a trabalhar em conjunto.

3- Acompanhe os indicadores

Suas metas são mensais? Semanais? Anuais? Não importa! Crie um meio de acompanhar regularmente onde estão e até onde querem chegar. Dessa forma, você e sua equipe vão saber exatamente onde querem chegar e comparar resultados com meses anteriores. Esse passo é importante, pois ele será a base da construção da análise futura.

4- Compartilhe os resultados com a equipe

Para fortalecer a cultura de resultados, é necessário que a empresa visualize que o esforço de seu trabalho valeu à pena. Nesse momento, tenha um momento com toda (sim, toda!) a equipe. Capriche na sua apresentação, deixando-a visual, para que todas as pessoas possam ver o progresso.

5- Decida os próximos passos

Os resultados estão sendo alcançados e, às vezes, até ultrapassados? Talvez esteja na hora de elevar o nível dos objetivos. O mesmo acontece com metas inalcançáveis, lembre-se que: metas inalcançáveis podem causar frustrações em vez de motivação.

Esteja sempre atento ao processo da equipe e, a partir disso, decida novas rotas. Afinal, estamos em uma Era de inconstância e as coisas mudam o tempo todo. A sua empresa não está fora disso!

O papel do gestor no processo

O gestor tem papel fundamental na definição das estratégias para alcançar resultados, assim como na gestão dos processos, juntamente com a equipe. Mas isso é mais complexo do que parece!

Afinal, cabe à ele estar atento e comprometido com a mensuração de dados e a forma com que as pessoas lidam com metas. É um processo que exige atenção e pensamento estratégico.

Sem mensurar resultados, o que estou controlando?

É comum que algumas pessoas ainda tenham dúvidas na hora de pensar sobre o que é essa cultura e como implementá-la na prática e é nesse momento que aparece uma palavra extremamente valiosa: mensuração. 

Muito provavelmente você está vivendo e gerindo a sua empresa com base nas suas intuições, experiências e opiniões. Para evitar que algumas escolhas venham com surpresas, todas as opções acima devem ser levadas em conta, mas principalmente os dados. Então, o caminho que sugerimos é a cultura de resultados

Dessa forma, você e a sua equipe vão poder gerenciar, analisar e tomar decisões com base no que já foi produzido/conquistado. 

Ao implementar uma Cultura de Resultados em sua empresa, você dá o primeiro passo para fazer a gestão mais completa em todas as pontas do seu negócio: da operação (melhorando a produtividade geral das áreas), dos resultados (mapeando custos e entendendo melhor as métricas a serem olhadas) e da estratégia (desenvolvendo projetos que realmente coloquem a estratégia na prática).

O que usar para mensurar resultados?

Sem mensurar o tempo, você não controla os prazos e custos. Sem controlar os prazos, você perde resultados. Sem controlar os custos, você perde a noção da sua lucratividade real.

Pensando nisso, nós criamos o Labor, controlador de horas. Com ele, é possível verificar a relação entre o que foi cobrado do projeto x tempo investido pela equipe. 

E aí, na sua empresa existe a Cultura de Resultados? Conta pra gente!

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