Trabalho Remoto x Home Office – Quais os benefícios?


Uma verdade precisa ser dita: as relações trabalhistas e a rotina nas empresas estão mudando! Com isso, várias tendências estão surgindo, dentre elas, o trabalho remoto e o home office que estão se fortalecendo quando o assunto é a busca incessante por uma maior produtividade. 

Antes de mais nada precisamos deixar claro que, em ambas as formas de trabalho, é necessário a confiança e disciplina das duas partes.

Tá, mas qual a principal diferença?

No home office o trabalhador realiza esporadicamente as suas atividades da sua casa, o que não significa que ele pode sempre trabalhar de casa. Esse modelo de trabalho é utilizado como um benefício dado pela empresa para momentos específicos.

Já o remoto possui algumas características mais estruturadas de comunicação para que as reuniões e interações sejam eficientes. Com isso, o dia-a-dia do trabalho pode ser de qualquer lugar do mundo em que o colaborador se sinta mais produtivo, disposto e até mesmo mais descansado (por que não?).

Os benefícios de adotar o trabalho remoto ou home office

O trabalho remoto têm se destacado como um dos queridinhos da forma de contratação pois traz vários benefícios para empresa e para o colaborador.

Em um levantamento realizado pelo Instituto Americano Gallupe, os funcionários que adotam um dos sistemas (remoto ou home office), dedicam cerca de 4h a mais na semana de trabalho do que os que cumprem horas no escritório. 

Ou seja, além de benefícios como a redução de gastos referentes ao deslocamento do colaborador, à infraestrutura, à alimentação e ao desperdício de recursos, podemos observar o aumento da produtividade.
Já para o colaborador, existe a facilidade de começar o trabalho na hora, trabalhar de onde se sente mais produtivo e fazer um horário mais flexível, podendo harmonizar a vida profissional e pessoal de forma mais saudável. 

Mas lembre-se: O trabalho remoto não é para todos! É preciso muita responsabilidade com os horários de trabalho e entregas de projetos, já que ao trabalhar de casa somos constantemente tentados por distrações: Netflix, TV, geladeira, a própria cama e até mesmo o meio de comunicação mais utilizado nesses casos: a internet. É necessário avaliar cada caso com muita atenção.

Como ser produtivo trabalhando de casa?

Falamos aqui no blog sobre como gerenciar o seu tempo e ser produtivo e listamos algumas ferramentas e hábitos que podem ser construídos, já que para se tornar realmente mais produtivo, não basta apenas ferramentas e gerenciadores de projetos. Pensando nisso:

  • Separe as tarefas mais difíceis das mais fáceis, após fazer isso, verifique o período em que você melhor produz e deixe as atividades mais difíceis para esse horário. 

Muitas pessoas funcionam melhor pela manhã, outras à tarde e também temos aquelas que trabalham melhor na parte da noite. Com o trabalho remoto, é possível produzir no horário em que seu corpo se adequa com foco na flexibilidade;

  • Passe a preparar o seu dia na noite anterior, ou até mesmo antes de finalizar o seu dia de trabalho. Isso vai facilitar nas demandas a fazer, em andamento e as outras etapas importantes antes do tão esperado “finalizado”.

Lembre-se que: trabalhar mais horas resulta em mais trabalho do que produção! Por isso a importância de um bom gerenciador de tempo e entregas para não perder os prazos. O Labor, juntamente com o plugin para o chrome pode ajudar a tornar o seu controle mais fácil e prático. Certifique-se de que você tem organizado os projetos e tarefas a serem desenvolvidas no dia seguinte. Para te ajudar na prática,  segue uma sugestão que pode ser utilizada para organizar o seu Trello (caso ainda não conheça, saiba mais aqui):

A melhor forma para conseguir trabalhar de casa

Trabalhar de casa (home office ou remoto) não é sinônimo de trabalhar assistindo tv,  deitado na cama ou de ganhar dinheiro fácil. Por isso, o ideal é ter um espaço preparado para que você possa trabalhar com tranquilidade e focado, sem muitas distrações.

Além dos benefícios que já citamos aqui, estar em família nos parece ser o melhor deles. Para isso, se faz necessário estabelecer uma rotina para que, estrategicamente, você consiga usufruir dos benefícios e, principalmente, atinja a sua alta performance durante o trabalho remoto. 

Conta pra gente: você prefere trabalhar de casa ou do escritório? 

Para receber informações e dicas sobre produtividade e controle de horas, continue nos acompanhando por aqui e em nossas redes sociais. 

,

Leave a Reply

Your email address will not be published.