Trabalho Remoto: Alternativa em tempos de crise


Com o número de casos do novo Covid-19 aumentando, as recomendações de evitar aglomerações e até mesmo de sair de casa estão cada vez mais presentes nos noticiários e dia-a-dia de muitos brasileiros. O trabalho remoto tem sido uma das alternativas durante o isolamento e quarentena. 

Quarentena e isolamento

No início de fevereiro, foi sancionada no Brasil a Lei 13.979/2020, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus. O isolamento e a quarentena (restrição de atividades ou separação de pessoas, bagagens, contêineres, animais, meios de transporte ou mercadorias suspeitos de contaminação das pessoas que não estejam doentes, a fim de evitar a possível contaminação ou a propagação do vírus) são algumas das medidas que podem ser e já estão sendo aplicadas pelo Poder Público em várias cidades brasileiras.

Uma das medidas sugeridas para evitar a aglomeração de pessoas é o home office, definido como a prestação de serviços fora das dependências do empregador, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação que, por sua natureza, não se constituam como trabalho externo.

E como fica quem é CLT?

De acordo com o artigo 75-C da CLT, a prestação de serviços nessa modalidade deve constar expressamente do contrato individual de trabalho, que especificará as atividades realizadas pelo empregado. O teletrabalho pode ser estabelecido por mútuo consentimento entre empregado e empregador a partir de aditivo contratual.

No caso de uma situação de emergência eventual, no entanto, como no caso do Covid, a adoção do trabalho remoto é temporária e pode prescindir de algumas etapas formais, desde que respeitados os limites estabelecidos na legislação trabalhista e no contrato de trabalho. Embora o empregado esteja trabalhando em casa, o local contratual da prestação do serviço continua sendo a empresa.

Como viabilizar o trabalho Home Office? 

Para auxiliar durante o período de Home Office, separamos algumas ferramentas e boas práticas para a equipe se comunicar e manter o trabalho produtivo e organizado. 

  • Comunicação:
    Uma das ferramentas que utilizamos aqui no Labor para comunicação é o Slack. Aqui, além de usarmos o slack para nos comunicarmos, também estabelecemos algumas boas práticas:

Na prática, o slack ficaria assim:

Chamadas de vídeo:
Emoções acabam não sendo traduzidas tão bem por textos. Quando possível, tente fazer uma call. A nossa sugestão é o Hangouts, funciona super bem e como já utilizamos o G-suite, ao marcar em nossa agenda alguma reunião, já é criado um link para a reunião remota. 
Mas lembre-se: caso precise de uma informação com urgência, ligue. Nem sempre mandar a mensagem no slack ou esperar até que comece a chamada pelo hangouts pode ser viável, então utilizar o telefone pode ser uma boa saída para o resolvimento de questões pontuais e urgentes.

Organize seus Horários:
O método Pomodoro é uma técnica desenvolvida por Francesco Cirillo no final dos anos 1980 que consiste na utilização de um cronômetro para dividir o tempo de trabalho em períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos. O método é baseado na ideia de que pausas frequentes podem aumentar a agilidade mental.
Uma ferramenta que pode auxiliar você e a sua equipe é o cucko.team, com ele você pode convidar as pessoas para o seu time e escolher o tempo de produtividade e o tempo de descanso entre uma atividade e outra. 

Gerencie seus Projetos e Atividades:
O Trello é uma ferramenta de gerenciamento de projetos simples e bastante utilizada por algumas empresas. Para facilitar no home office é sempre importante estar atualizando as demandas, responsáveis e datas de entregas. 

Controle de horas e atividades:
Por fim, para ajudar no seu gerenciamento de horas trabalhadas por projeto, indicamos o Labor, que funciona integrado (com o plugin para o chrome) ao Trello. Facilitando na hora de dar o play ou pause na atividade já cadastrada no gerenciador de projetos. 

Quais dessas plataformas você e sua equipe já estão utilizando? Como está sendo a adaptação do seu time nesse período de isolamento? 

Para mais dicas e informações, continue nos acompanhando e se cadastre em nossa newsletter para receber novidades. 

,

One response to “Trabalho Remoto: Alternativa em tempos de crise”

Leave a Reply

Your email address will not be published.