5 passos para gerir o seu tempo!


Muitas vezes a gente se pega perguntando “como que ‘tal pessoa’ consegue fazer tanta coisa em tão pouco tempo?” Ao passo em que continuamos correndo de tarefa em tarefa com a sensação de que nunca finalizamos nada. 

Calma, a única coisa que te falta para mudar essa sensação é uma boa gestão de tempo e analisar quantas horas são gastas em cada atividade. Mas atenção: o gerenciamento de tempo não é sobre planejar cada mínimo segundo do seu dia, mas sim otimizar o seu dia-a-dia para atingir a sua alta performance. 

Para isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar.

Autoconhecimento é necessário

Com um planejamento de horas mal estruturado você pode acabar se sentindo frustrado caso o tempo que tenha separado para determinada atividade não seja compatível com a realidade. 

Ou seja, a primeira dica é, comece a planejar os seus horários de acordo com o tempo médio que você vai utilizar para realizar determinada tarefa, ou seja, se conheça. 

Sempre reflita! Não só sobre as atividades do trabalho, mas também acrescente à sua rotina perguntas como: quantas horas eu preciso dormir para me sentir disposto e produtivo? Quanto tempo eu consigo ficar concentrado até que eu passe a ficar distraído? Com essas perguntas, você pode otimizar o seu tempo, finalizar grandes atividades e se sentir mais produtivo e descansado. 

Saiba dizer não!

A gente sabe que nem sempre dizer não é algo simples de se fazer. Por vezes, no trabalho, nos pegamos em situações em que nos é exigida alguma atividade extra que está fora do nosso escopo. Essas atividades podem interferir diretamente na nossa produtividade. 

Mas quando dizer não sem parecer uma pessoa pessimista? 

Avalie o seguinte: essa nova atividade que estão me pedindo para fazer é para hoje? Estou engajado em uma tarefa que dura em média 3h e eu vou embora daqui 3h30min, consigo fazer essa nova demanda em 30 minutos? Consigo encaixar essa nova tarefa amanhã, dentro das minhas atividades já preparadas e organizadas para o dia seguinte? 

Se você respondeu sim para todas as perguntas, ok, você pode fazer essa demanda ainda no dia em que foi pedido. Caso tenha respondido não para todas, converse com o seu gestor qual será a prioridade das tarefas que deverá executar, sempre explicando as atividades em que você já está engajado.  

Não viva pensando na próxima tarefa

Quando temos muitas tarefas para realizar, é comum nos pegarmos pensando nas mil e uma atividades que ainda precisam ser feitas durante o dia. Mas o esforço deve ser de estar de corpo e mente presentes no que está fazendo no momento. Assim, a sua concentração será maior e a sua produtividade superior. 

Para facilitar, organize suas prioridade para serem feitas no dia. Já falamos aqui algumas dicas para definir suas prioridades e ser mais produtivo. 

Diversificar as atividades é um aliado da produtividade

Tenho certeza de que você já se pegou travado em uma determinada atividade por minutos ou até mesmo horas, não é mesmo? 

Não se preocupe, isso é mais comum do que parece. Isso porque chega um momento em que a nossa mente está cansada daquela mesma atividade e por vezes até mesmo já parou de pensar em uma solução. 

Por isso, acreditamos que diversificar as suas atividades seja um bom ponto para sempre manter a mente fresca com uma nova tarefa a ser realizada.

Mas tome cuidado para não começar uma nova tarefa e ficar batendo cabeça com a atividade em que estava travada.

Ferramentas e aliados à produtividade

A produtividade pode estar ligada às ferramentas e conhecimento que usamos ao nosso favor. 

Mas como assim? Quando focamos em algo que sabemos e utilizamos nossas capacidades, de maneira focada, aumentamos a qualidade de nossos serviços.

É benéfico utilizarmos em nosso trabalho ferramentas disponíveis para nos ajudar, isso porque nos impulsiona à uma melhoria na produtividade e utilização do nosso tempo. 

Como você costuma gerenciar melhor o seu tempo? Aqui, além de se organizar com as demandas da quinzena, nós utilizamos o Labor como ferramenta de controle de horas.

Conta aqui pra gente. 😉

,

Leave a Reply

Your email address will not be published.