Como Gerenciar a sua equipe Remoto?


Gerenciar a própria equipe já é algo desafiador presencialmente, imagina remoto?!
Esse é o grande ponto do nosso texto de hoje. 
Com o trabalho remoto algumas preocupações e pontos de atenção precisam vir antes de passar a “cobrar” por produtividade, como: o seus colaboradores estão com equipamentos necessários para conseguir produzir durante o dia? É necessário algum tipo de ajuste com os equipamentos do escritório? Algum colaborador vai precisar levar para casa algum equipamento? Todas essas são as primeiras perguntas que devemos nos deparar. 

Mas e na prática, como realmente funciona? 

Existem algumas ferramentas que podem te auxiliar na gestão de alguns processos e atividades, mas já vamos logo deixando claro: deve existir muita transparência e confiança entre o colaborador e o gestor, sem esses dois pontos, provavelmente se tornará mais complicada a sua gestão remoto. 
Pensando em te ajudar na gestão, pensamos em algumas ferramentas e dicas que vão virar facilitadoras do seu dia a dia:

1. Trello

Ter uma visão geral de todas as atividades da semana, quinzena ou mês, com os responsáveis por cada demanda, pode ser uma ótima pedida para saber como cada colaborador está de demandas ou se ele está sentindo alguma dificuldade em determinado ponto. A visão geral pode auxiliar o gestor até mesmo na distribuição, supervisão e/ou aprovação de cada demanda realizada. 

2. Comunicação

É comum que a comunicação tende a ficar um pouco mais lenta, então aposte em ferramentas específicas como o Slack, Microsoft Teams ou Discord. Além disso é importante que, se você tiver deixado livre o horário para os colaboradores, a comunicação assíncrona faça parte do seu dia a dia. 

Já listamos aqui boas práticas para o trabalho remoto/home office que vale super a pena serem revisitadas sempre que surgirem novas dúvidas. 

3. Reuniões

Sejam elas de alinhamento, organizacional ou de projetos, em tempos de trabalho remoto é sempre interessante ter algumas para a equipe se ver e manter os laços. Dessa forma, a sensação de “estou trabalhando sozinho” diminui e a produtividade da equipe pode até aumentar. Para isso, existem várias plataformas disponíveis: Zoom, Meets (que nesse período de quarentena está disponível para todos, basta ter o Gmail), Skype e recentemente, o próprio Facebook facilitou as coisas e agora permite que você crie salas de vídeo. Manter a equipe ciente desse encontros é importante e primordial. 

4. Ferramenta de Gestão

No trabalho remoto torna-se um pouco mais difícil saber quando o colaborador está disponível, quanto tempo ele trabalhou e até mesmo, o quanto ele foi produtivo.  Então, como ter o controle das horas trabalhadas e tempo investido em determinada atividade pela sua equipe? 

Por aqui a gente usa o nosso próprio controlador de horas. Com o Labor é possível cadastrar a atividade e controlar as horas investidas nele. Além de facilitar o controle da equipe, é possível verificar se o projeto x tempo investido está compensando para a empresa e o valor cobrado. 

Por aqui, a gente usa o Labor vinculado ao Trello, para facilitar na hora de analisarmos o andamento das demandas e atividades. 

A nossa dica é testar o que funciona melhor para você e sua equipe! E se você e sua equipe já estão adaptados ao trabalho remoto, conta pra gente como está sendo. 


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