Em uma gestão empresarial é possível que apareça essa dúvida: o que é projeto e o que é processo? São duas palavras muito utilizadas durante o período, mas que possuem objetivos diferentes, por isso trouxemos aqui as principais diferenças.
Mas o que é um projeto?
A gestão de projetos está se tornando cada vez mais importante no desempenho de uma empresa, seja ela qual for a área de atuação. E com essa gestão, novas técnicas foram criadas e aprimoradas para o gerenciamento de prioridades, prazos e custos nos projetos.
O projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único. Ou seja, o projeto precisa ter início, meio e fim. É possível atribuir uma data de início e uma data fim, para entregas e etc.
E o processo?
Não possui um fim, já que ele se repete, ou seja é cíclico, contínuo.
Ou seja, por exemplo, se você começa a trabalhar diariamente pela manhã e sempre faz as mesmas atividades: dá bom dia, pega o café e a água, dá play no Labor e começa a ler seus e-mails e depois parte para as demandas, isso é um processo, já que se repete com uma certa frequência e não existe uma data fim definida.
Entretanto, é importante lembrar que dentro de um projeto podem existir inúmeros processos: de criação, elaboração e entrega.
Comparativo
Então para a sua gestão empresarial, a nossa dica é que você tenha processos bem definidos para que os projetos tenham entregas cada vez melhores. Outro ponto importante: a partir do momento em que temos bons processos desenhados torna-se possível identificar possíveis gargalos na gestão, facilitando assim, a resolução do mesmo.
Tem alguma dúvida? Deixa nos comentários pra gente!