fbpx

Você sabe o que é um aplicativo de projetos?

Não há dúvidas de que a tecnologia revolucionou a forma como as pessoas realizam suas tarefas do dia a dia, inclusive a forma como consomem, se relacionam e até gerenciam seus negócios. Hoje, ferramentas tecnológicas têm assumido um papel central dentro das empresas, potencializando resultados e abrindo portas para o crescimento.

E aqui, quando falo em tecnologia, não me refiro apenas a softwares ou plataformas específicos. Existem aplicativos no mercado que permitem a você o controle direto de uma série de processos da empresa bem na palma da sua mão, por meio do smartphone. E um bom exemplo disso é o aplicativo de projetos.

Quer entender como ele funciona? Então, continue esta leitura e descubra o que é um aplicativo de projetos e quais benefícios ele pode oferecer ao seu negócio!

Afinal, o que é um aplicativo de projetos?

Grosso modo, um aplicativo de gestão de projetos é uma ferramenta criada especificamente para gerenciar as atividades de cada projeto. Para isso, ele oferece funções voltadas para cada uma das etapas dos projetos realizados, além de dados dos clientes, gastos, lucro obtido, entre outros indicadores.

Entre as diversas funcionalidades dessa ferramenta, podemos destacar as seguintes:

  • gestão de horas gastas para realizar cada uma das atividades;
  • controle das horas investidas em cada um dos projetos;
  • planejamento das etapas e atividades a serem realizadas;
  • contato de clientes;
  • colaboração entre os membros do time.

Com tudo siso, você tem o controle de todas as suas atividades na palma da sua mão, podendo acessá-lo de qualquer lugar e a qualquer momento.

Quais benefícios esse tipo de ferramenta pode oferecer à empresa?

De fato, um aplicativo de projetos possibilita uma série de benefícios, tanto para a equipe quanto para o negócio como um todo. Vejamos os principais deles:

Automatização de tarefas

Você já contabilizou o tempo que gasta com atividades operacionais, como preencher planilhas com horas trabalhadas pela equipe ou solicitando feedbacks em relação ao status das atividades realizadas pelos colaboradores? Pois um aplicativo de projetos pode te ajudar bastante nesse aspecto!

Ele permite a automatização desse tipo de atividade, liberando tempo para que você invista em tarefas mais estratégicas, que efetivamente agregam valor à empresa. E isso também vale para os seus colaboradores, que não precisarão mais enviar relatórios de produtividade para você e terão mais tempo para investir em outras atividades.

Acompanhamento de todas as atividades

Com o aplicativo de projetos, você é capaz de acompanhar todas as atividades realizadas pela sua equipe, a qualquer hora e de qualquer lugar. Além da conveniência, isso te possibilita visualizar a produtividade do time, gerenciar prazos e garantir que todos os projetos sejam realizados da melhor forma possível, sem nenhum prejuízo para o resultado final do cliente.

Possibilidade de trabalho remoto

Com a tecnologia em alta, o trabalho em coworking ou em casa também está se tornando cada vez mais viável. Isso porque diversas atividades que, até então, precisavam ser realizadas dentro da empresa agora podem ser desempenhadas em outros locais. Ao evitar que o colaborador fique preso ao ambiente laboral sem necessidade, isso economiza recursos e até tempo de deslocamento do time.

Vale dizer, porém, que apesar dos benefícios para a equipe, essa modalidade de trabalho pode trazer certas dificuldades para o setor de RH, principalmente na hora de controlar as horas trabalhadas. É justamente aqui que o aplicativo de projetos entra como um aliado.

Com essa ferramenta, você é capaz de controlar o trabalho da equipe com eficiência, sem a necessidade de que todos estejam presentes no mesmo lugar. Consequentemente, cada trabalhador pode escolher o local mais adequado para realizar as suas atividades, sem nenhum prejuízo para a empresa.

Como usar um aplicativo de projetos, na prática?

Depois de vermos tantos benefícios, é importante que você entenda como esse tipo de aplicativo funciona na prática, ou seja, como ele pode ser utilizado de fato na sua empresa.

Em primeiro lugar, existem várias ferramentas desse tipo disponíveis no mercado, cada uma oferecendo certas funcionalidades diferentes. Ainda assim, um aplicativo de qualidade deve permitir que você adicione e gerencie todos os projetos da sua empresa. A partir disso, é possível adicionar as atividades relacionadas a cada projeto e, ainda, os colaboradores responsáveis por elas.

Um bom aplicativo de projetos também deve ser compartilhado, isto é, você precisa ter acesso aos dados dos colaboradores adicionados. Sempre que um deles iniciar uma atividade, ele deve dar “play” no aplicativo, de forma que as horas gastas sejam contabilizadas. Assim, a ferramenta vai registrando os dados e criando, automaticamente, gráficos visuais para que você acompanhe o andamento do projeto e a produtividade do time.

Outra funcionalidade importante é a de adicionar o orçamento do projeto e as horas de trabalho que devem ser dedicadas. Isso permite um cálculo do preço da sua hora, além de gerar gráficos de lucratividade para que você acompanhe a realidade da execução e, com isso, perceba se está dentro do que foi planejado.

Com todos esses dados, além de melhorar a gestão dos projetos em andamento você é capaz de melhorar o planejamento de projetos futuros. Você poderá perceber que determinada atividade exige mais tempo do que o planejado, por exemplo, enquanto outra exige menos. Com isso, pode adequar a precificação dos seus projetos de forma a garantir a valorização mais adequada do seu tempo e dos seus colaboradores, de acordo com os resultados a serem entregues.

Enfim, viu como um aplicativo de projetos pode ser o que você precisava para melhorar a gestão do seu time e as atividades da sua empresa? Pois o Labor é um desses aplicativos. De fácil manuseio e com um dashboard visual e prático, ele permite que você realize todas as atividades que citamos até aqui — e algumas outras —, garantindo uma gestão eficiente dos projetos realizados na sua empresa.

Se você gostou da leitura e quer saber mais sobre essa solução, acesse agora o site da Labor e descubra todas as funcionalidades que ele pode te oferecer!

Receba novidades sobre produtividade de times.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.